segunda-feira, 1 de outubro de 2018

COMO ENLOUQUECER SEU PROFESSOR DE FÍSICA de ELIKA TAKIMOTO e ANA MATSUSAKI (EDITORA DO BRASIL)



DÊ LIVROS DE PRESENTE!



                                   SITE DA EDITORA:  https://editoradobrasil.com.br

COLEÇÃO  HISTÓRIAS DA CIÊNCIA

INDICAÇÃO: a partir de 14 anos (leitor crítico)


160 PÁGINAS

=====================================================================


       Quer saber como enlouquecer seu professor de Física? Quer mesmo?

       O livro da  professora de  Física, a escritora  ELIKA  TAKIMOTO, nos conta como 
fazer isto e o  que aconteceu com  um certo  professor de nome Inácio, que  ensinava
Física, na Nata do Saber, uma escola para pré-vestibulandos.

        Os alunos  da turma  cento-e-três, da  Nata  do  Saber, souberam, por alunos  de
outra  turma, que  um  'tsunami ' iria  passar por  ali, naquele segundo  semestre.  Eles
disseram que  o  professor  Inácio  ensinaria  Dinâmica,  uma  'parada  sinistra'  e  que 
'geral iria se ferrar'. Todos os alunos estavam  cansados de  fórmulas e  mais fórmulas,
equações e mais equações e muitos gráficos, que não levavam a lugar algum. A turma
cento-e-três reagiu. Hideo, um aluno  muito  inteligente, mas  pouco dado  aos estudos,
decidiu:

              "- Nata do Saber só vai saber aquilo que eu permitir, ou seja, nada.
               Nada de bloco, nada de Newton!  A força que verão nas aulas de
               Física será a minha! - delirou o garoto,"

         Foi assim que os personagens, Inácio, o professor de Física, da Nata do Saber e
o aluno Hideo, da turma  cento-e-três (alter- egos da  escritora  Elika  Takimoto) deram
início a uma verdadeira batalha de ideias e conhecimento.

          O primeiro  confronto  entre  Inácio e Hideo ocorreu  quando  o  professor  tentou 
começar  a explicar  a matéria - as  Leis  de  Newton  (parte da Física que  mais cai  no
Vestibular ). Hideo, resistindo ao aprendizado, começou a fazer uma  pergunta atrás da
outra.

               "- Mas, professor - começou  Hideo - isso que  você está  falando... é
                verdade? Eu posso confiar?
                - Que  pergunta, meu  filho! Claro que  pode!  Isso é  Ciência no seu
                mais  alto requinte.  Isso  é conhecimento  científico! - respondeu  o
                professor Inácio, com um sorrisão de dar gosto.
                - Mas, professor, o que é conhecimento científico? Hideo perguntou
                por perguntar e para ganhar tempo."

         Hideo,  a  princípio,  queria   apenas  impedir  que  o  professor  avançasse  com a matéria, para, em  casa, não ter  o que estudar. Ele, então, começou a  questionar  tudo 
o que o professor Inácio  fazia e  dizia. 

Com o passar do tempo, Hideo e os colegas da turma acabaram entendendo que o  mais interessante era perguntar, questionar e  refletir, pois as aulas, ficavam, certamente, mais interessantes.

          Os  questionamentos  de Hideo  fizeram  o  professor Inácio parar  para pensar. Ao
buscar  as respostas,  o  professor da  turma  cento-e-três  colocou  em dúvida  o  padrão
de  ensino  das  escolas,  a  técnica  de dar  aulas e  até  os  ensinamentos e  as  leis  da  
Física e Ciências. Segundo  Hideo,  no  ensino  médio,  a  Física,  que  era   apresentada 
aos   alunos,  era   estudada   com   base   em  cálculos  matemáticos   e  sem  nenhuma
correlação com  a realidade. Todas as questões levantadas pelo aluno,  verdadeiramente,
acabaram deixando o professor Inácio meio confuso.

          Certo dia, o aluno Hideo confessou, pela primeira  vez, que o  que ele queria muito
mesmo era entender Física e o professor  Inácio, em contrapartida, disse  ter  descoberto
que não sabia nada de Física.

           O professor Inácio, confuso, com  tantas perguntas  dos alunos  da turma cento-e-
três, não parava de pensar. Inácio passou, também, a se comportar de maneira estranha
falava sozinho ou até para a parede; entrava em sala dançando e cantando Macarena ou
Rolling Stones; saía de sala, sem se despedir, cantando, em italiano como Pavarotti...
     
            O que será que aconteceu, realmente, com Inácio, o professor de Física, da Nata
do Saber?
            (  ) Ele chegou a muitas conclusões e  passou por um  grande  processo de                                transformação;
            (  ) Ele estava, apenas, um pouco confuso com as perguntas dos alunos da                                turma cento-e-três;
            (  ) Ele estava doente e por isto, às vezes, delirava;
            (  ) Ele enlouqueceu de vez;
            (  ) NRA.
       
 E aí, leitor, o que você acha que aconteceu? Já marcou a resposta correta?
            

           O livro "COMO ENLOUQUECER SEU  PROFESSOR  DE  FÍSICA', da COLEÇÃO
HISTÓRIAS  DA  CIÊNCIA,  nas páginas  finais, apresenta  um anexo - CURIOSIDADES
da  CIÊNCIA,  contendo   as  descobertas  dos  sete  maiores   gênios  da   humanidade
ARISTÓTELES,    PTOLOMEU,   COPÉRNICO,  GALILEU  GALILEI,   KEPLER,   ISAAC
NEWTON e ALBERT EINSTEIN.


ILUSTRAÇÕES:


ANA MATSUSAKI, para o livro COMO ENLOUQUECER SEU PROFESSOR DE FÍSICA,
criou  imagens  lúdicas  com  formas  simples, elementos  geométricos  e  muitas  linhas. 
Usou  técnicas  manuais como colagem, carimbo  e  lápis, trabalhadas, depois, de  forma
digital.




Para a artista ANA MATSUSAKI, ilustrar esse livro  foi uma  oportunidade  de dar uma 
espiada em outras formas de pensar e entender esse mundo  instigante  e  misterioso
no qual vivemos.



AS AUTORAS:


Nenhum comentário: