quinta-feira, 9 de julho de 2015

"A CASA IMAGINÁRIA: LEITURA E LITERATURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA" POR YOLANDA REYES (SÃO PAULO)



INFORMAÇÕES E RESERVA DE VAGAS:
educativoemilia@revistaemilia.com.br


O OBJETIVO DESTE CURSO É REFLETIR SOBRE QUESTÕES COMO:
O QUE significa (e o que não) ler na primeira infância?
POR QUE é importante a leitura desde o princípio da vida?
Leitura, linguagem e desenvolvimento infantil.
Poética e política: o que "está em jogo" na primeira infância?
DESDE QUANDO lemos? Linguagem e desenvolvimento infantil.

PARA NA SEQUÊNCIA PENSAR EM QUESTÕES COMO:
O QUE SE LÊ: Materiais  para a primeira  infância: livros com e sem páginas; 
livros em todos os suportes.
ONDE SE LÊ: Âmbitos da leitura na primeira infância. Casa, jardim,biblioteca
e espaços não convencionais.
COMO SE LÊ: O que fazer e o que não.  O triângulo amoroso: livro - criança -
mediador /  três diretrizes para  inspirar  /  situar práticas leitoras na primeira
infância.


YOLANDA  REYES -  Nasceu na Colômbia, é educadora, fundadora e diretora 
do Instituto Espantapájaros, em Bogotá - um  projeto cultural de formação de
leitores dirigido a crianças, mediadores e adultos.Tem se destacado pela sua
pesquisa e trabalho em torno da leitura na primeira infância.

Especialista em fomento à leitura, consultora, autora de artigos e livros sobre
o tema da leitura, como A casa imaginária (Global -2010) e Ler e brincar, tecer
e cantar (PULO DO GATO -2012). É colunista do diário El Tiempo de  Bogotá e
também   escritora  de   livros  para   crianças  e  jovens.   Dentre  seus  livros 
publicados no Brasil:  É  terminantemente  proibido, A pior hora do dia, Saber
perder e Terça-feira: 5ª aula (FTD) e Um conto que não é reconto ( Mercuryo
Jovem) entre outros. É membro  do Conselho Consultivo da Revista Emília.


Nenhum comentário: