terça-feira, 8 de janeiro de 2013

LITERATURA INFANTOJUVENIL: "60 CONTOS DIMINUTOS" DE MARÍLIA PIRILLO



                                        SITE DA EDITORA: www.editoragaivota.com.br



INDICAÇÃO: a partir de 12 anos (leitor crítico)

64 páginas


 No  livro  " 60 CONTOS DIMINUTOS ", a escritora 
MARILIA  PIRILLO  aborda,  em
minicontos, como numa colagem, o tema: a adolescência.

Os textos,  independentes entre si, falam  de coisas  que  permeiam o dia a dia dos
jovens: medo, amizade, estudo, namoros,  responsabilidade, amor, relacionamento
entre pais e filhos, desejos, família, sonhos, separação dos pais, dúvidas...

                                              JOGO DO CONTRÁRIO
                              Queria ser loira. Ter cabelo liso. Olhos verdes.

                              Uma boca rosada com dentes brancos em vez desse
                        sorriso torto.
                              Queria ter uns vinte centímetros a mais. Queria usar salto.
                        Minha mãe não deixa.
                              Queria ter unhas longas, mas acabei de quebrar mais uma.
                              Queria que o André me olhasse e o Diego não!
                              Queria que o mundo estivesse inteiro contra mim.


                                                      PETER PAN!
                               Crescer é assustador!
                               Essa responsabilidade toda sobre a própria vida!
                               Decidir minha profissão, se viajar pelo mundo ou
                        casar e ter filhos.
                               Ter de cuidar de mim, de uma casa, do meu
                        dinheiro.

                                Pra mim já é tão difícil saber o que vestir, o que
                        dizer, como me comportar.
                                Às vezes me atrapalho tanto que não sei nem
                        onde colocar as mãos, os pés, os olhos...
                                 Tem vezes que eu não sei nem mesmo o que 
                        pensar!



Uma das coisas que mais chama a atenção no livro é o projeto gráfico.

A capa  do livro  lembra  uma caderneta de  anotações, tipo  moleskine  e 
tem até  as típicas bordas  arredondadas. Sim. A autora , que  é  também
a  ilustradora,  conseguiu  um  resultado  bem  expressivo. Ela  registra  os
textos em  folhas pautadas, em folhas coloridas, em  papel  milimetrado  e 
em   papéis  lembretes,  presos  por  clipes. A  cor azul "bic" dá  o tom  às
ilustrações,  que  parecem   desenhos feitos  a  caneta,  nas  bordas  das 
páginas da caderneta.





A AUTORA / ILUSTRADORA




O livro " 60 CONTOS DIMINUTOS " promete fazer com que o jovem leitor
se encontre e se identifique com alguns personagens e  acabe refletindo
sobre sua vida e ações.

4 comentários:

chica disse...

Pela amostra, deve ser lindo e esses minio contos são legais e ainda o tema, dos bons! beijos,chica

CRISTINA SÁ disse...

Chica,

Os minicontos deste livro
falam de forma direta das
dúvidas e aflições dos
jovens.

O livro 60 contos diminutos
da autora/ilustradora Marilia
Pirillo é uma boa oportunidade
para eles refletirem sobre
muitos temas interessantes.
beijos
Cristina

Anônimo disse...

Olá, Cris;
Tudo bom?

Esse livro da Marilia é realmente muito gostoso de ler! Os minicontos tratam assuntos que envolvem todas as pessoas; afinal, todo mundo já passou, passa ou vai passar pela adolescência, né?

Se quiser saber sobre outros livros da nossa Editora, dá um pulinho lá no nosso blog! Tem uma seção muito legal, que é o Autor da Vez!

Beijos Biruta!

www.blogbirutagaivota.com.br

CRISTINA SÁ disse...

Olá! Carol e Bianca,
Parabéns pelo Blog!
ESTOU ADORANDO!!!!
Tenho acompanhado
de perto o blog
e o facebook.
Beijos
Cristina