O objetivo desta oficina é aguçar o olhar para a leitura de imagens nos livros
para crianças e jovens, buscando encontrar algumas das suas possíveis
funções.
Conteúdo a ser abordado, dividido em tópicos:
- UM POUCO DA HISTÓRIA: Quando surgiram os primeiros livros ilustrados
para crianças e quais suas funções na sociedade: as fábulas, os contos
maravilhosos, os contos populares, as cartilhas e a doutrinação. O conceito
de infância, seu surgimento e suas mudanças ao longo da história, e o
conceito de livro infantil e juvenil.
- O QUE É LITERATURA PARA INFÂNCIA: Para que serve a literatura?
Literatura tem idade? Classificação de livros para diferentes faixas etárias ou
por experiência de leitura. Diferenças entre o texto didático / documental e o
texto literário.
- AS POSSÍVEIS FUNÇÕES DA ILUSTRAÇÃO NOS LIVROS PARA
CRIANÇAS E JOVENS: Diferenças entre a ilustração didática / documental
e a ilustração do livro literário. A imagem com a função de ampliar a leitura.
- O ILUSTRADOR ENQUANTO LEITOR: A adaptação das linguagens textual
e visual. O ilustrador e suas escolhas: as cenas, cores, ângulos, proporções,
estilos, enquadramentos, técnicas e materiais utilizados. Fugindo dos
esteriótipos e buscando um novo olhar. A ilustração à serviço da narrativa.
esteriótipos e buscando um novo olhar. A ilustração à serviço da narrativa.
- O JOGO DA FANTASIA E O PACTO ENTRE O LEITOR E O LIVRO:
Recursos de texto e de imagens que brincam com o leitor e a leitura. Lendo
imagens nas entrelinhas.
MATERIAL NECESSÁRIO PARA A OFICINA: papel / canetas hidrográficas e
lápis.
LOCAL:
ESTAÇÃO DAS LETRAS
rua Marquês de Abrantes 177 - LOJAS 107 / 108 Flamengo Rio de Janeiro RJ
TELEFONE:
(21) 3237-3947 ( informações e reservas)
DIA / HORÁRIO / CARGA HORÁRIA:
26 de janeiro de 2013 (sábado) das 10h às 16h (carga horária: 5h/aula)
INVESTIMENTO:
R$300,00
PROFESSORA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário