segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

UMA LEITURA PARA SER FEITA COM O CORAÇÃO: tenHo Um amiGO de SANDRA RONCA e HUGO RONCA CAVALCANTI




Em 2008, após perder o seu filho HUGO RONCA CAVALCANTI (1995-2007),
de apenas  doze anos de idade,  a escritora / ilustradora  SANDRA RONCA
transformou a dor da perda de um filho em um projeto literário:

  CONHEÇA O PROJETO:
                
  "TENHO UM AMIGO,  ABRAÇO EM  FORMA  DE  LIVRO"  É   UM  PROJETO
   CARINHOSO,  QUE  PRETENDE  ALCANÇAR  MUITOS  CORAÇÕES  PELO
   BRASIL.

   A  CADA  LIVRO   VENDIDO,  UM  OUTRO  LIVRO  SERÁ  DOADO  A   UMA 
   BIBLIOTECA COMUNITÁRIA, PONTO DE LEITURA, BIBLIOTECA PÚBLICA
   OU NÚCLEO DE LITERATURA
   

   PARA PARTICIPAR  DO  PROJETO:  COMPRAR 1 EXEMPLAR DO LIVRO:
   "tenHo Um amiGO" de SANDRA RONCA  E HUGO RONCA CAVALCANTI
   VALOR: R$50,00 (COM FRETE INCLUSO) - ENTRAR EM CONTATO PELO
   E-MAIL:  tenhoumamigo@sandraronca.com.br


   PARA RECEBER 1 EXEMPLAR COMO DOAÇÃO:  A  INSTITUIÇÃO  DEVE 
   SE  INSCREVER PELO E-MAIL:  tenhoumamigo@sandraronca.com.br



=====================================================================

“tenHo Um amiGO” é um  livro para  você, leitor, ler com  o coração,  sentir, 
refletir e se emocionar.

O  livro "tenHo Um amiGO"  foi escrito pela escritora / ilustradora  SANDRA
RONCA como uma homenagem, não só ao  seu filho HUGO, mas também a
todos que fizeram parte da sua história.

As relações  afetivas  vivenciadas por  SANDRA  RONCA  e seu filho HUGO, 
foram, aqui, neste livro, registradas com  muito carinho e sensibilidade, em
forma de poesia.

Ao livro, Sandra Ronca deu o título de "tenHo Um amiGO", pois amigo foi o
que  HUGO  foi,  é  e sempre será para ela. O leitor atento irá reparar que as
letras maiúsculas, no título, destacam o nome do menino HUGO.


                                 "Tenho um amigo. 
                                   Um amigo sempre presente.
                                   Dentre todos,
                                   o mais persistente.

                                   Ele me ama;
                                   Me abraça;
                                   Me critica:
                                   Me ajuda.

                                   Faz brownie de chocolate;
                                   Escreve poesia;

                                   Quadrinhas e personagens
                                   Desenha quase todo dia."


Os versos escritos por SANDRA RONCA  são  um reencontro com HUGO. Eles
mostram o quanto eles eram próximos  e  parecidos: mãe e filho  gostavam de
escrever e desenhar.


Mas como a vida desafia os limites, a linha que bordava os  sonhos do menino
HUGO se rompeu e ele partiu. Restou a saudade, que  se eterniza, agora, neste
livro e no  projeto literário idealizado por sua mãe, Sandra Ronca.


PARTICIPE DO PROJETO LITERÁRIO: 
tenHo Um amiGO - ABRAÇO EM  FORMA DE LIVRO!
                        

ILUSTRAÇÕES:
                                          CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

Os desenhos de  HUGO, feitos  a lápis e canetas,  em seus  cadernos  e livros, 
receberam tratamento e foram incorporados às aquarelas de sua mãe, Sandra
Ronca, no trabalho de ilustração deste livro.


A coautoria nas  ilustrações do livro tenHo Um amiGO  resultou  num trabalho
leve, poético e que mostrou o quanto HUGO era apaixonado por desenho.


                                             CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA


AUTORES:                                               
                                            CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

3 comentários:

Sandra Ronca disse...

Cristina, emocionante. Gratidão pelo nosso encontro, pela ponte formada pela literatura. Um dia, nos conheceremos pessoalmente e nos Abraçaremos como se deve fazer sempre que possível. :)
Essa foto que você conseguiu deve ser a ultima só minha com ele. Foi na primeira mostra que participei, sobre Lobato, no SESC Niterói. Havia buscado uma foto nossa juntos para o livro e não achava recente. Não usei essa pela qualidade e por não estarmos sorridentes. Ele fazia muita palhaçada, para o amigo Kazuo, na frente do meu quadro da Emília e Rabicó e segurei pra ele ficar parado. Boas lembranças. <3

CRISTINA SÁ disse...

Sandra,
Com muito carinho, preparei este post. É a minha pequena participação no
seu Projeto Literário: Tenho um amigo - abraço em forma de livro. Espero
que ele alcance muitos corações pelo Brasil inteiro.
Certamente, um dia nos encontraremos. Quanto a foto escolhida, notei que
vocês estavam sérios. Cortei o quadro, porque queria dar destaque ao
abraço de vocês e porque o texto era um pouco extenso. Jamais imaginei
que o Hugo estivesse aprontando.rsrsrs
Beijo,
Cristina

Sandra Ronca disse...

<3