Entendo que são muitos os motivos e, de certa forma, se relacionam:
A escola não tem conseguido formar leitores para sempre. Apesar de
ler mais que o brasileiro em geral, enquanto estudante, nossos jovens
leem principalmente para cumprir com uma tarefa escolar. Leem por
obrigação e não porque foram despertados para o prazer da leitura.
Deixam de ler quando saem da escola.
Formar o hábito e despertar o gosto pela leitura depende das práticas
leitoras realizadas no ambiente escolar. Infelizmente, temos poucos
professores leitores e que desenvolvem ações mobilizadoras e
interessantes em sala de aula.
A mediação é fundamental para despertar em nossos jovens o interesse
pela leitura, principalmente porque, o tempo para a leitura concorre hoje
com o tempo nas redes sociais, nos games e outras ferramentas digitais.
A leitura de literatura é pouco valorizada. Apesar de reconhecer a
importância da leitura, o brasileiro prefere usar seu tempo livre para ver
televisão ou ficar nas redes sociais. A leitura exige concentração e é uma
atividade solitária. A cultura digital e o compartilhamento contínuo das
emoções e vivências criaram uma nova forma de relacionamento e
promoção social que não discrimina e é muito envolvente criando
celebridades instantâneas; mas que rouba todo o tempo da leitura.
FONTE: PLATAFORMA PRÓ-LIVRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário