CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA
CURSO DE LITERATURA INFANTOJUVENIL NAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS
Objetivo: promover uma reflexão sobre as múltiplas linguagens da Literatura
e sua importância no processo de formação de leitores fluentes.
Público-alvo: público em geral.
Período: de abril a outubro de 2017
Horários:
Turma A: sextas-feiras, das 8h30 às 12h
Turma B: sextas-feiras, das 13h30 às 17h
Turma C: sábados, das 8h30 às 12h
LOCAL:
Auditório Paulinas Livraria – Rua dos Andradas, 1.212 – Centro – Porto Alegre-RS
VAGAS: 120
Investimento: R$ 150,00, até o dia 29/3; após essa data, R$ 170,00 (à vista, via
depósito bancário,* ou em 2x no cartão)
Obs.: com direito a certificado de 40 horas/aula da Faculdade Dom Bosco de Porto
Alegre (mediante frequência mínima de 75%).
Informações e inscrições: na Paulinas Livraria, pelo telefone (51) 3221-0422 ou
pelo e-mail livpalegre@paulinas.com.br
Pagamento via depósito bancário em nome de Pia Sociedade Filhas de São Paulo,
Banrisul, agência 0051, c/c 06.020.501-01(enviar comprovante da transação
identificado por e-mail).
Isenção de inscrição: se você trabalha com crianças e jovens em situação de
vulnerabilidade ou em projetos sociais, sua inscrição pode ser totalmente gratuita
(bolsa integral), mediante a apresentação de um documento que comprove que a
instituição onde você atua atende a esse público e seu vínculo com a instituição.
Consultar disponibilidade de vagas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROGRAMAÇÃO:
Dias 28 e 29 de abril
Módulo I
Ler
Assessoria: André Neves, professor, escritor e ilustrador.
Dias 12 e 13 de maio
Módulo II
“Diga um verso bem bonito” – Poesia entre crianças e adultos
Assessoria: Gláucia de Souza, mestra em Educação, doutora em Letras e especialista
em Literatura Infantojuvenil, é escritora e professora de Língua Portuguesa e Literatura
do Colégio de Aplicação da UFRGS.
Dias 26 e 27 de maio
Módulo III
Educar para a palavra literária
Assessoria: Caio Riter, doutor em Literatura Brasileira, é escritor, professor e fundador e
idealizador da Reinações – Confraria da Leitura de Textos da Literatura Infantojuvenil.
Possui vários livros publicados, pelos quais recebeu diversos prêmio literários.
Dias 9 e 10 de junho
Módulo IV
Contação de histórias: corpo, voz e movimento
Assessoria: Roger Castro, graduado em Dança e mestrando em Educação, é animador
cultural e contador de histórias.
Dias 23 e 24 de junho
MÓDULO V
Livro vivo – Cada um no seu Canto e com seu enCanto!
Assessoria: Fê, graduado em Comunicação Visual e pós-graduado em Tecnologia Gráfica,
é arquiteto, escritor, ilustrador e ilustra para o caderno Ilustrada do Jornal Folha de S.Paulo.
Dias 14 e 15 de julho
Módulo VI
Leitores em transição – A literatura nos anos finais do Ensino Fundamental
Assessoria: Ana Paula Cecato, professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental,
possui graduação e mestrado em Letras, com trabalho voltado para a Literatura Infantil.
Atua na Câmara Rio-Grandense do Livro, com formação de mediadores de leitura e
programas de incentivo à leitura.
Dias 25 e 26 de agosto
Módulo VII
A leitura do mundo precede a leitura da palavra – Mediação de leitura e contação de
histórias no processo de aprendizagem
Assessoria: Milene Barazzetti Machado, professora, contadora de histórias e escritora.
Dias 22 e 23 de setembro
Módulo VIII
Emília – Mediações leitoras sobre a voz lobateana atemporal
Assessoria: Sueli de Souza Cagneti, doutora em Letras e Literatura Portuguesa, com
pós-doutorado na Itália, é professora, pesquisadora e escritora.
Dias 6 e 7 de outubro
Módulo IX
Literaturas, leituras e infâncias
Assessoria: Fábio Monteiro, formado em História, é especialista em História, Sociedade
e Cultura.
Dias 27 e 28 de outubro
Módulo X
Oficina das raízes – Literatura indígena e afro-brasileira.
Assessoria: Ninfa Parreiras, graduada em Letras e Psicologia e mestra em Literatura
Comparada, trabalha como especialista na FNLIJ e é professora da Estação das Letras.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário