INDICAÇÃO: a partir de 10 anos ( leitor fluente)
32 páginas
O livro O MENINO MARROM, escrito e ilustrado por Ziraldo, foi editado, pela
primeira vez, no ano de 1986. A narrativa é construída a partir de vários temas, que
se entrelaçam: as diferenças, os valores humanos, a amizade, o comportamento, a
curiosidade, as questões raciais...
Na narrativa, tudo acontece a partir da história de dois meninos: o menino
marrom (personagem protagonista) e o menino cor-de-rosa (personagem secundário).
A imagem do menino marrom é construída através da ilustração do autor e das
características do personagem apresentadas no texto.
Explorando o uso metafórico da linguagem, Ziraldo descreve o menino marrom
através de imagens formadas por semelhanças.
Era uma vez um menino marrom. Ele era um menino muito
bonito. Sua pele era cor de chocolate. Chocolate puro, não
aqueles misturados com leite.(...)
Os olhos dele eram muito vivos, grandes. As bolinhas dos
olhos pareciam duas jabuticabas: pretinhas. Aliás, pretinhas
não. Jabuticabas não são pretas. Para falar a verdade, tem
muito pouca coisa realmente preta na natureza.
Se você for examinar bem a jabuticaba,vai descobrir que ela
é roxa-muito-preta.(...)
O menino marrom tinha os dentes claros, certinhos, certinhos.
Pareciam as teclas de um piano.(...)
Quando o menino ria, era aquela luz no meio do seu rosto
marrom.(...)
Já o menino cor-de-rosa, Ziraldo apresenta da seguinte maneira:
Ele era muito clarinho,(...) o cabelo dele era amarelado - mais
pro amarelo do que pro castanho - lisinho como rabo de
cavalo. Só que muito, muito fino.Caía na testa e dançava com
o vento, de tão leve. Os lábios eram fininhos, como um risco
debaixo do nariz. O nariz era pontudinho e os olhos meios
azuis, meio verdes, meios castanhos.(...) que brilhavam de
alegria, quando ele via chegar o menino marrom (...)
Quando o autor apresenta o menino cor-de-rosa, ocorrem questionamentos e
reflexões a respeito das cores e dos tons da pele. Por curiosidade, questões raciais são levantadas, pelos próprios personagens.
As dúvidas dos personagens é que vão motivar as ações da narrativa e vão
permitir que o menino marrom e o menino cor-de-rosa construam as suas próprias
identidades. Eles se tornaram amigos inseparáveis, mas tentam compreender suas
diferenças, apesar de nunca terem se preocupado, nem um pouquinho, com isto.
Eles tinham estado juntos, praticamente, desde o dia em
que nasceram, brincando, conversando, inventando coisas,
brigando, rolando na grama, dando socos um na cara do outro,
fazendo as pazes, brigando de novo, passeando pela praça,
jogando na escola, sempre juntos, sempre às gargalhadas,
sempre inventando moda. E nunca tinham se preocupado com
o fato de um ser de uma cor e o outro ser de outra. E agora eles
queriam saber o que era branco e o que era preto e se isto fazia
os dois diferentes.
Os amigos, espertos e curiosos, dentre outras coisas, decidem descobrir juntos
o mistério das cores e acabam fazendo muitas outras descobertas, compreendendo
questões como: as diferenças humanas, a valorização de identidade, a diversidade
étnica-racial...
O final do livro mostra que a vida tem suas prioridades, suas necessidades. Os
meninos cresceram e se separaram por conta das opções de vida que fizeram, mas
a amizade persistiu.
Um é craque de basquete e o outro, de voleibol; um já está quase
formado e o outro não estuda mais - ou os dois já se formaram,
todos dois já são doutores - já nem posso precisar. Só sei que um
desistiu de tocar a bateria e o outro fez um samba e gravou uma
canção; um está tocando flauta e o outro, violão. Um deles já se
casou - se casou eu não sei bem - e o outro perdeu a conta das
namoradas que tem. (...) Um dos dois é muito alegre e o outro mais
quietinho; um faz piadas com tudo e os dois riem juntos. Um é um
cara ótimo e o outro, sem qualquer dúvida, é um sujeito muito bom.
Um já não é mais rosado e o outro está mais marrom.
Mergulhe de corpo e alma nesta leitura. O livro O MENINO MARROM de Ziraldo
deixa espaços livres para que o leitor reflita, com leveza, assuntos polêmicos como:
atitudes discriminatórias, intolerância racial, diversidade étnica, valores como a
verdadeira amizade....
PRÊMIO:
-Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil ( FNLIJ ) -Fundação Nacional
do Livro Infantil e Juvenil - 1987- O melhor livro para criança
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O AUTOR:
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