sábado, 13 de setembro de 2014

" O MENINO MARROM " DE ZIRALDO

                            SITE DA EDITORA: www.editoramelhoramentos.com.br


INDICAÇÃO: a partir de 10 anos ( leitor fluente)


32 páginas

          O livro O MENINO MARROM,  escrito e ilustrado por Ziraldo, foi editado, pela
primeira vez, no  ano de 1986. A narrativa é construída a partir de vários temas, que
se entrelaçam: as diferenças, os valores humanos, a amizade, o comportamento, 
curiosidade, as questões raciais...

       Na  narrativa,  tudo  acontece  a partir  da  história  de  dois meninos:  o  menino 
marrom (personagem protagonista) e o menino cor-de-rosa (personagem secundário).

       A imagem do menino marrom é construída através da ilustração do autor e das
 características do personagem apresentadas no texto.

      Explorando o uso metafórico da linguagem, Ziraldo descreve o  menino  marrom
através de imagens formadas por semelhanças.
  
                     Era  uma vez um  menino marrom.  Ele era  um  menino  muito
                   bonito. Sua  pele  era cor  de chocolate.  Chocolate   puro, não
                   aqueles misturados com leite.(...)
                   Os  olhos  dele  eram  muito  vivos, grandes.  As bolinhas dos
                   olhos  pareciam duas  jabuticabas: pretinhas. Aliás, pretinhas
                   não. Jabuticabas  não  são  pretas.  Para  falar  a verdade, tem
                   muito pouca coisa realmente preta na natureza.
                   Se  você  for  examinar bem a  jabuticaba,vai descobrir que ela
                   é roxa-muito-preta.(...)
                   O menino marrom tinha os dentes claros, certinhos, certinhos.
                   Pareciam as teclas de um piano.(...)
                   Quando  o  menino  ria, era  aquela  luz  no meio do  seu  rosto
                   marrom.(...)

      Já o menino cor-de-rosa, Ziraldo apresenta da seguinte maneira: 

                   Ele era muito clarinho,(...) o cabelo dele era  amarelado - mais 
                   pro  amarelo  do  que  pro  castanho  -  lisinho  como  rabo de
                   cavalo. Só que muito, muito fino.Caía na testa e dançava com
                   o vento, de tão leve. Os  lábios eram  fininhos, como um risco
                   debaixo do nariz. O nariz  era  pontudinho  e  os  olhos  meios 
                   azuis,  meio  verdes,  meios  castanhos.(...)  que  brilhavam de
                   alegria,  quando  ele  via  chegar   o  menino  marrom (...)
                   
       Quando o autor apresenta o  menino cor-de-rosa, ocorrem  questionamentos e  
reflexões a respeito das cores e dos tons da pele. Por curiosidade, questões raciais são levantadas,  pelos próprios personagens. 

        As dúvidas  dos personagens é que  vão motivar as ações  da narrativa  e vão
permitir que o menino marrom e  o menino cor-de-rosa  construam as suas próprias
identidades. Eles se tornaram amigos inseparáveis, mas  tentam compreender suas
diferenças, apesar de nunca terem se preocupado, nem um pouquinho, com isto.

                 Eles   tinham  estado   juntos,   praticamente,  desde  o  dia   em 
                 que    nasceram,  brincando,  conversando,  inventando  coisas,
                 brigando, rolando na grama, dando socos um na  cara do outro,
                 fazendo  as  pazes, brigando  de  novo,  passeando  pela  praça,
                 jogando  na   escola,  sempre  juntos,  sempre   às  gargalhadas,
                 sempre  inventando moda. E nunca tinham se preocupado com 
                 o fato de um ser de uma cor e o outro ser de outra. E agora eles
                 queriam saber o que era branco e o que era preto e se isto fazia
                 os dois diferentes. 
                  
       Os amigos, espertos  e curiosos, dentre  outras coisas, decidem  descobrir  juntos
o mistério das cores  e acabam fazendo  muitas  outras descobertas,  compreendendo
questões   como: as  diferenças humanas, a valorização de identidade,  a  diversidade
étnica-racial...

       O final do livro mostra que a vida tem suas prioridades, suas necessidades. Os
meninos cresceram e se separaram por conta das opções de vida que fizeram, mas
a amizade persistiu.
                
               Um é  craque  de basquete e  o outro, de  voleibol; um já está quase
               formado  e  o outro não  estuda  mais - ou  os  dois  já  se formaram,
               todos  dois já  são  doutores - já nem posso precisar. Só sei que um 
               desistiu de  tocar a bateria  e o outro fez  um  samba e  gravou  uma
               canção; um  está  tocando  flauta  e  o outro,  violão. Um  deles já se
               casou - se  casou  eu  não  sei  bem - e  o  outro perdeu  a conta das
               namoradas que tem. (...)  Um dos dois é muito alegre e o outro mais
               quietinho; um faz  piadas com tudo e  os dois riem juntos. Um  é um
               cara ótimo e o outro, sem qualquer dúvida, é um sujeito muito bom.
               Um já não é mais rosado e o outro está mais marrom.

Mergulhe de  corpo e alma  nesta  leitura.  O livro  O MENINO MARROM de Ziraldo

deixa espaços livres para que o leitor reflita, com leveza, assuntos polêmicos como:
atitudes  discriminatórias, intolerância  racial,  diversidade  étnica, valores  como a
verdadeira amizade....

      
               
PRÊMIO:

-Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil ( FNLIJ ) -Fundação Nacional
do Livro Infantil e Juvenil - 1987- O melhor livro para criança 


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