sábado, 17 de novembro de 2012

5 LIVROS DA "SÉRIE MARROM DE TERRA" DE LIA ZATZ E ALEXANDRE TELES


                                      SITE DA EDITORA: www.editorabiruta.com.br

INDICAÇÃO: a partir de 8 anos ( leitor em processo)

O dia da CONSCIÊNCIA NEGRA é celebrado em 20 de novembro e é 
dedicado à reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano
na  formação da cultura brasileira.

Para marcar a data, nada melhor do que incentivar a leitura de livros que
fazem com que as crianças percebam que todos possuem direitos iguais
e que as suas diferenças devem ser respeitadas.

A coleção " MARROM DE TERRA " é uma série composta de 5 livros da
escritora LIA ZATZ, com ilustrações de ALEXANDRE TELES.

. PAPÍ, O CONSTRUTOR DE PIPAS  - Neste livro a  autora mostra a questão
da aprendizagem  e da  ida à escola; o  tratamento do aluno negro, tanto por 
parte dos colegas quanto dos professores;

. LUANDA, FILHA DE IANSà- É a própria identidade do negro que é abalada,
graças às manifestações preconceituosas dos colegas. Porém a chegada de 
uma estrangeira muda completamente a visão da menina sobre  sua  etnia  e 
seus familiares;

. UANA E MARROM DE TERRA -- A pequena Uana fica doente e ganha uma
boneca negra, chamada Marrom de Terra, igual a ela. Com raiva, a garota não
quer brincar com o novo presente, pois sabe que seus amigos farão com que 
ela seja a empregada. Eis que a boneca Marrom de Terra ganha vida e conta
uma história surpreendente para Uana.

. TENKA PRETA PRETINHA -- A parte afetiva é o foco da narrativa. Por que
ninguém iria querer namorar Tenka, se ela era querida por todos?

. MANU DA NOITE ENLUARADA  - Este livro apresenta a questão das relações
familiares, como a pressão em cima  de uma família perfeita - isto é, loura de
olho claro e cabelo liso - faz com que Manu tenha vergonha da sua.

Todas as histórias da série MARROM DE TERRA abordam a questão racial e 
suas discriminações no dia a dia. Os protagonistas dos livros são crianças
negras e cada uma vive uma situação, onde o preconceito racial é evidente. As
situações de rejeição a que as crianças são submetidas fazem com que  elas 
se tornem sensíveis a todo tipo de preconceito.

A AUTORA E O ILUSTRADOR:





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