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INDICAÇÃO: juvenil
48 páginas
À nossa volta, histórias de vida que se entrelaçam, acontecem sempre, o tempo
inteiro. No livro JOGO LIMPO, escrito por Angela Carneiro, não é diferente.
Eduardo, diante de algumas situações embaraçosas, não conseguia se controlar
e chorava. Por isso, era conhecido, na escola, como Manteiga Derretida. Certo
dia, chegou em casa, revoltado, batendo a porta e nem percebeu que seu vô
Gumercindo estava lá, para lhe fazer companhia. Por que ele era assim? Eduardo
tinha raiva por ser o que não queria ser: chorão. Apesar da cara de poucos amigos,
vô Gumercindo se aproximou do neto.
" Meu avô tinha preparado café. Enquanto eu me servia, ele acendeu
o cachimbo. Parecia criança, fumava escondido da minha mãe.
- Eu estive pensando, enquanto você estava no banho e, sabe, seu
caso me lembrou um garoto do meu tempo de colégio, quando eu tinha
a sua idade.
- Ele também chorava? - perguntei, de boca cheia.
- Não, mas ele também era especial.
Meu avô fez um olhar estranho e começou a contar, enquanto pitava o
seu cachimbo.
- Naquele tempo, tudo era ...."
Alimentado pelas conversas com o avô, que resgatou lembranças de quando tinha
doze anos, Eduardo descobriu o caminho para uma compreensão melhor de vida
e de si mesmo.
Em JOGO LIMPO, o jovem leitor vai encontrar várias histórias dentro da história,
e muitas são casos de bullying. Ser aceito no grupo é uma questão comum a vários
personagens. O texto, que tem linguagem bem cotidiana, vai envolver o leitor na
trama e mostrar que todos os personagens da história vão desempenhar papel
importante na narrativa.
Nas ilustrações de JOGO LIMPO, ANA RAQUEL foi econômica no uso das cores.
As imagens passeiam pelas páginas do livro para realçar e complementar o texto
de ANGELA CARNEIRO, que flui com leveza através de diálogos bem estruturados.
Confira de que forma a experiência de vida do vô Gumercindo serviu para melhorar
o relacionamento de Eduardo na escola.
JOGO LIMPO merece leituras e reflexões. É um livro para o jovem leitor pensar e
repensar situações de bullying, a questão de ser aceito, as amizades, a convivência,
o diálogo entre as gerações, as experiências de vida, a solidariedade...
A ESCRITORA E A ILUSTRADORA:
10 comentários:
Que ótima resenha! obrigada!
Olá, Cristina!
Passei para desejar ótimo domingo com muita paz e amor!!
Bjs
Amara
ANGELA,
O assunto BULLYING está
sendo muito discutido nas
escolas. O seu livro é
um ponto de partida para
o início de um debate.
Educadores e pais muitas
vezes desconhecem o stress
diário e as agressões. Não
percebem.Todos precisam
estar atentos.
Gostei muito do livro.
um beijo
Cristina
Cristina, as férias estão acabando vovó leu alguns livros, (Agapinho) do PADRE MARCELO ROSSI, que ganhei de uma amiga do meu pai.
O MUNDO DAS CORES e A ILHA MÁGICA, textos de EDUARDO PANTALEÃO, que ganhei de um amigo da minha tia.E PEDALA SACI de ADEILSON SALLES, adorei este livro, ganhei da minha tia Thais!
Uma semaninha bem legal
Bjs
Pedro
AMARA,
Obrigada.
um beijo para você
e para o Pedro,
Cristina
PEDRO PEQUENO PRÍNCIPE,
Vi que você fez boas
leituras no período
de férias.Que bom que
você gosta tanto de
ler! Fico feliz quando
encontro uma criança
que aprecia a leitura.
um beijo e uma boa
semana para você,
Cristina
Cristina,este livro JOGO LIMPO deve ser muito bom! Um dia Pedro chegou da escola e perguntou:Vovó tem um menino na minha sala que grita no meu ouvido isso é bullying? Pedro, não gosta de gritos. Eu acho eles tão pequenos para isso! Fui pesquisar sobre o assunto.Li que crianças partir dos 3 anos já cometem bullying sim, se houver a intenção de ferir ou humilhar o colega repetidas vezes.
Cristina! Meu comentário parece uma carta!Desculpe!
Um ótimo final de semana fique com DEUS.
bjs
Amara
Amara,
Assunto delicado este.
Eu também estou lendo e
buscando informações sobre
o assunto.A Associação Brasileira
Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (ABRAPIA)
sugere algumas atitudes para
um ambiente saudável na escola:
.conversar com os alunos
e escutar atentamente as
reclamações ou sugestões;
.estimular os estudantes a
informar os casos;
.reconhecer e valorizar as
atitudes da garotada no
combate ao problema;
.criar com os estudante
regras de disciplina para
a classe em coerência com
o regimento escolar;
.estimular lideranças
positivas entre os alunos,
prevenindo futuros casos;
.interferir diretamente nos
grupos, o quanto antes,para
quebrar a dinâmica do
bullying.
Não é fácil lidar com qualquer
tipo de agressão.Pais, educadores
pedagogos, diretores de escola,
todos devem estar atentos.Acho
que é não provável que se elimine
totalmente o bullying, mas é
provável que as agressões se
reduzam.
rsrsrrs AMARA, escrevemos dois
livros.rsrsrs
um beijo,
Cristina
Adorei o livro, sua resenha e a interação entre os leitores do seu blog. Sofri Bullyng na escola, na época não tinha esse nome, mas as consequências eram as mesmas. Foi um aprendizado, acho que tenho mais facilidade para identificar esse tipo de agressão na escola, mesmo quando a atitude do agressor não é tão explicita. Vou colocar esse livro na minha lista ( também tenho a minha, gosto de ler sobre o assunto para meus alunos!
Beijos e linda semana!
EDILENE,
GRATA POR SEU COMENTÁRIO.
Só uma professora-leitora
apaixonada como você pode
transmitir a paixão
pela leitura.
BULLYING é um assunto polêmico.
Ele acontece de diversas formas:
agressão física,agressão verbal, comentários maldosos,boatos,
uma nota ou foto na internet...
e o estrago pode ser devastador.
um beijo
Cristina
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