CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA LANÇAMENTO DO LIVRO / HOMENAGEM AOS 85 ANOS DE NASCIMENTO DA ESCRITORA: SYLVIA ORTHOF: UM RAMALHETE DE HISTÓRIAS Organização: Cristina Villaça e José Prado Autores: Antonella Catinari / Cintia Barreto / Fernando Vianna / Leo Cunha Flávia Savary / Luiz Raul Machado / Hellenice Ferreira / Ricardo Benevides / Rosa Amanda Strausz / Stella Maris Rezende / Marco Aurêh / Cristina Villaça / José Prado e o saudoso Zé Zuca (orelha do livro escrita por Marta Lagarta) Editora Bambolê - Pavilhão VERDE - estande CL 3 - Calçada Literária (VISITE O ESTANDE DA EDITORA BAMBOLÊ) 18ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO RIO DE JANEIRO (2017) / PROGRAMAÇÃO: PAINEL LITERÁRIO BAMBOLÊ: "Ave Alegria! Estudos, escritos e encontros com Sylvia Orthof" Bate-Papo com os organizadores e autores do livro 3 / SETEMBRO / 2017 (domingo) - 12h às 14h / PAVILHÃO VERDE - AUDITÓRIO LAPA (PARTICIPE DO PAINEL LITERÁRIO BAMBOLÊ)
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: 31 de agosto: 13h às 22h 07 de setembro (feriado): 10h às 22h durante a semana: 9h às 22h finais de semana: 10h às 22h INGRESSOS: inteira: R$24,00 / meia-entrada: R$12,00 PARA MAIS INFORMAÇÕES: https://www.bienaldolivro.com.br/
INDICAÇÃO: a partir de 10 anos (leitor fluente) 88 PÁGINAS +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ A história "LAMPIÃO E O VOVÔ DA VOVÓ NA CIDADE DE MOSSORÓ", escrita e ilustrada, com desenhos bordados, por MARCELA FERNANDES DE CARVALHO aconteceu a partir de uma outra história, que relata um episódio em que Lampião e seu bando são expulsos da cidade de Mossoró, pela resistência da população e pela defensiva orquestrada pelo prefeito Rodolfo Fernandes. Esta narrativa recriada pela autora, com graça e muito colorido, aconteceu de verdade, no ano de 1927. Naquela época, todos tinham muito medo de Lampião, o Rei do Cangaço, mas o povo da cidade de Mossoró não se deixou intimidar e enxotou Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, da cidade potiguar. Antes de dormir, a menina pede uma 'história de verdade'. A mãe, então, recorre a uma história, que começa na árvore genealógica da família, vai seguindo rumo ao sertão, vira versos e cantoria e chega até Lampião, o célebre e temido cangaceiro.
"-Era uma vez, há muitos e muitos anos, no tempo dos avós de seus avós, a menos de mil milhas daqui, um povo muito valente. De todo lado o que havia era gente brotando pra naqueles cantos de mundo habitar. E faziam festa. E nasciam meninas e meninos (sem eles não tinha histórias pra contar). Olhei pra menina e sorri. Tomei fôlego e continuei baixinho pro bebê não acordar. -Em nossa história, bem nos interiores do Brasil, encontramos dois personagens principais. O nome de um deles bordei na sua árvore genealógica. O encontro dos dois é um causo que vem sendo contado faz uns 90 anos na forma de verso, em literatura de cordel, em teatro, na forma de canção e também em livro sem ficção. Lembrei dos tantos cantadores que contam o Nordeste em verso. Se não fosse tarde, até pegava o violão..." E foi assim, de mãe pra filha, que esta história foi contada e, agora , é recontada.
LAMPIÃO E O VOVÔ DA VOVÓ NA CIDADE DE MOSSORÓ é uma narrativa sobre luta, coragem e resistência; sobre homens determinados e destemidos; sobre o sertão e a caatinga, sobre famílias e sobre o passado, presente e futuro.
HISTÓRIAS: Tanabata - Os atores unem narrativa e encenação, emoldurando a história com músicas do cancioneiro japonês. Festa no Mar - O conto tradicional japonês traz a versão popular do porquê a tartaruga tem o casco quebradinho.
O INSTITUTO PRÓ-LIVRO (IPL), foi criado no final de 2006 pelas entidades do livro -
Abrelivros, CBL e SNEL, com o objetivo principal de fomento à leitura e à difusão do
livro.Iniciou suas atividades em 2007.
Atualmente, é mantido pelas entidades fundadoras e por contribuições voluntárias de editoras.As entidades do livro, representando a cadeia produtiva, fundaram o Instituto
Pró-Livro assumindo o compromisso de responsabilidade social junto a representantes
do governo e sociedade civil, para a promoção de ações de fomento à leitura,orientado
pela missão de transformar o Brasil em um país de leitores.
O IPL realiza, periodicamente, a pesquisa RETRATOS DA LEITURA do Brasil, maior e
mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, para avaliar impactos,
orientar políticas públicas do livro e da leitura, promover a reflexão e estudos sobre os
hábitos de leitura do brasileiro e, desta forma, melhorar os indicadores de leitura e o