INDICAÇÃO: a partir de 8 anos (leitor em processo) 40 PÁGINAS
O que move, o que motiva um atleta olímpico? No livro CORDEL DOS ATLETAS - O Espírito Olímpico, a escritora SANDRA LOPES mostra a importância dos princípios essenciais de um atleta, participante dos Jogos Olímpicos.
Neste cordel vou falar do que precisa um atleta: tem que cuidar do corpo e ter também, como meta, o espírito olímpico para a festa ser completa. (...) Tenho garra e vontade treino com muita paixão. Vou me ultrapassar, já tomei a decisão. Vou ser vencedor de mim, me chamo superação. (...)
Não desisto! Não me entrego! A luta já não me cansa. Ela se fez minha amiga Sou teimosa, não adianta! Sou paciente e calma, me chamam perseverança. A escritora SANDRA LOPES demonstra, nos seus versos e estrofes, sua habilidade de brincar com as palavras e de descobrir relações sonoras entre elas. Seguindo as regras que regem e definem a literatura de cordel, a escritora compõe suas estrofes com seis versos de sete sílabas métricas, ricas rimas entre a 2 ª, a 4 ª e a 6 ª linhas, ritmo e sonoridade. O texto de SANDRA LOPES traz, aos leitores, a oportunidade de conhecer curiosidades a respeito do Jogos Olímpicos e dos atletas. Destaca a origem dos jogos na Grécia Antiga, o significado dos cinco anéis entrelaçados na bandeira olímpica, a importância da medalha Pierre de Coubertin, os princípios inerentes ao espírito olímpico, que norteiam os atletas nos treinos, nas competições e na vida: superação, disciplina, determinação, perseverança, coragem, honestidade e solidariedade e também, o exemplo de luta e força de vontade dos atletas, que participam dos Jogos Paralímpicos... As ilustrações de JULIO CARVALHO valorizam visualmente os versos de cordel da autora SANDRA LOPES. Imagens coloridas, pouco comuns nos livros de cordel, aparecem, aqui, de modo impactante e retratam diversos esportes, da natação a badminton. A leitura de CORDEL DOS ATLETAS - O Espírito Olímpico representa a possibilidade de um grande encontro da cultura popular brasileira com a história dos Jogos Olímpicos e do Esporte. OS AUTORES:
O prêmio JABUTI é o mais importante e prestigiado prêmio de literatura brasileira. Lançado no ano de 1959, está na 57ª edição. Desde a primeira premiação, o Jabuti foi se aprimorando e ganhando novas categorias. PARA CONHECER OS DEMAIS VENCEDORES, CLIQUE NO LINK ABAIXO: http://premiojabuti.com.br/resultados-jabuti-2015/
LIVRO: A MENINA E O CIRCO autor: LEONARDO GOMES ilustradora: AMANDA LAUTON CARRILHO editora: ATUALIZA PROGRAMAÇÃO: - Sessão de autógrafos; - Contação de história em inglês (Escola de Idiomas Influx); - Pipoca e docinhos. LOCAL: LIVRARIA CULTURA DO SALVADOR SHOPPING AVENIDA TANCREDO NEVES, 2915 (piso 2) Caminho das Árvores - SALVADOR (BA)
TELEFONE PARA INFORMAÇÕES: (71) 3444.7971 DIA / HORÁRIO: 21 de novembro de 2015 (sábado) às 17 horas
SITE DA EDITORA: www.ziteditora.com.br INDICAÇÃO: a partir de 8 anos (leitor em processo) 32 PÁGINAS Tudo, o que é contado no livro CORDEL DO CHICO REI, aconteceu na época do Brasil colonial. Este novo livro, de SANDRA LOPES, conta a história do soberano africano Galanga, o Rei do Congo, que foi aprisionado junto com seu povo e trazido, em um navio negreiro, para o nosso país, onde começou a trabalhar, em uma mina de ouro, como escravo. Galanga não se abalou com aquela situação e se mostrou muito engenhoso e astuto para conseguir a alforria de seu povo. O soberano Galanga, o rei negro do Congo, que era chamado, aqui, no Brasil, de Chico Rei, teve a grande e luminosa ideia de recolher o pó de ouro que ficava preso nos cabelos dos escravos. O objetivo era vender o ouro para conseguir as alforrias. Sem precisar de luta armada, Chico se mostrou um verdadeiro rei, um líder, que jamais abandonou seu povo. ALGUNS TRECHOS DO LIVRO: Seu nome era Galanga, sua tribo governava em paz e com alegria. Mas a tristeza chegava... Vinha num grande navio e escravos procurava. Veio lá de Portugal pra na África aportar. Seu nome: navio negreiro. Veio só pra aprisionar. Levar negros pro Brasil pra depois escravizar. Do Rei restou só um filho e a ausência do seu reinado. Lá no Rio de janeiro foram então desembarcados e vendidos no mercado como café, os coitados! Entre as montanhas de Minas, pra uma cidade dourada, chamada de Vila Rica, sua tribo foi levada. Galanga também foi junto e a liberdade acabada... O livro de SANDRA LOPES convida o leitor a refletir sobre a igualdade e a liberdade, sobre o preconceito e sobre a escravidão, através da história de Chico Rei e de todos os africanos que aqui chegaram, arrancados de suas terras, onde viviam livremente.
TEXTOS COMPLEMENTARES: Merece destaque, o texto introdutório do livro CORDEL DO CHICO REI. Ele explica: o que é literatura de cordel / sua origem histórica / as regras no emprego de rimas e das métricas. O livro inclui, também, um posfácio, que explica para os leitores, o que é o folguedo Congada, citado, pela autora, nos versos finais do Cordel.
PROGRAMAÇÃO: . sessão de autógrafos . participação de "AS DOLORIDAS" - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM PARTICIPAÇÃO MUSICAL DE JOEL COSTA MAR LOCAL: LIVRARIA NOVE.SETE rua França Pinto, 97 Vila Mariana São Paulo / SP DIA / HORÁRIO: 14 de novembro de 2015 (sábado) das 15h30 às 18h
LANÇAMENTO: ZEUS, BRINCA COMIGO? autora: LÔ CARVALHO ilustradora: SUSANA RODRIGUES editora: BAMBOOZINHO (SELO DA BAMBOO EDITORIAL) PROGRAMAÇÃO: Sessão de autógrafos com a autora Atividade infantil com Mario Pecano da Cia TOK TOK LOCAL: Livraria Casa de Livros rua Capitão Otávio Machado, 259 Chácara Santo Antônio São Paulo / SP DIA / HORÁRIO: 14 / NOVEMBRO / 2015 (sábado) 11HORAS
COLEÇÃO: MAGIA DAS LETRAS - SÉRIE LETRAS E CORES INDICAÇÃO: a partir de 8 anos (leitor em processo) 38 PÁGINAS
O título do livro BORBOFANTE e a imagem da capa se apresentam repletos de expectativas em relação à história. A 'leitura' da capa instiga e alimenta a imaginação do leitor, que quer logo realizar a leitura para ficar a par de tudo o que acontece na narrativa.
Com um texto bem acessível às crianças, a escritora ANGELA LEITE DE SOUZA cria e apresenta, neste livro, uma fábula sobre três amigos - Vítor,o elefante e as borboletas, Letícia e Luiza. Entediadas com a rotina de suas vidas, as borboletas Letícia e Luiza estavam conversando a respeito deste assunto, quando encontraram o elefante Vítor, que confessou ter uma vida ainda mais chata que a delas. Na verdade, o elefante Vítor queria, mesmo, era voar. "O grande sonho de Vítor é poder voar, como suas amigas, ou como um tal de Dumbo, que vive numa tal de Disneylândia. A verdade é que ele é um elefante com alma de borboleta, todo cheio de delicadezas, como costumam dizer as fêmeas da sua manada." Certa vez, num passeio, os três amigos conversavam e, distraídos, nenhum deles percebeu que um tufão se aproximava. O que irá acontecer com eles? Você, leitor, pode imaginar? A história reserva surpresas. Com muitas entrelinhas para serem preenchidas, o livro aposta, também, na imaginação do leitor. A narrativa de BORBOFANTE conduz a criança a refletir, com leveza, questões sobre os nossos sonhos, as nossas realizações pessoais e sobre as surpresas, que a vida nos reserva.
ILUSTRAÇÕES:
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA
As ilustrações de ODILON MORAES, como que vistas por uma lente de aumento, focalizam e destacam 'partes' das imagens do cotidiano dos personagens, compondo, assim, a narrativa visual do livro. As imagens grandes, exuberantes, de colorido forte, de página dupla, na sua maioria, chamam a atenção e dialogam, em perfeita harmonia, com o texto da escritora ANGELA LEITE DE SOUZA.
LANÇAMENTO DO LIVRO DE IMAGEM: A bola do vivinho autora: Raquel Matsushita editora: Positivo PROGRAMAÇÃO: Sessão de autógrafos Contação de histórias com a Trupe Borboletras
LOCAL: Livraria Nove.Sete rua França Pinto, 97 - Vila Mariana São Paulo / SP DIA / HORÁRIO: 7 de novembro de 2015 (sábado) / às 15h30