domingo, 23 de outubro de 2011

"EU VI UM PAVÃO" - UM LIVRO COM MUITAS LEITURAS

                                       SITE DA EDITORA: www.scipione.com.br

A Editora Scipione acaba de lançar o livro " EU VI UM PAVÃO". O livro nos apresenta
o poema clássico " Eu vi um pavão ", surgido na Inglaterra, no século XVII, de  autor 
desconhecido.


Ao lermos os versos, na sequência em que aparecem, temos a impressão de se tratar de
um poema fantástico ou surrealista.


       EU VI UM PAVÃO COM UMA CAUDA DE FOGO
       EU VI UM COMETA DERRAMAR GRANIZO
       EU VI UMA NUVEM ENROLADA EM UMA HERA


Este poema nos apresenta muitas possibilidades de leitura. Os versos, se forem lidos 
com pausas e se forem recombinados, nos apresentarão outros sentidos.


      EU VI UM COMETA / COM UMA CAUDA DE FOGO
      EU VI UMA NUVEM / DERRAMAR GRANIZO
      EU VI UMA ÁRVORE / ENROLADA EM HERA


Este livro brinca com as possíveis inversões dentro do poema, usando o design e a arte
serviço da linguagem. Lemos os versos através de rasgos de diversas formas, feitos
em todas as páginas do livro e também na capa.


A tradução de EU VI UM PAVÃO é de Angélica Freitas, as ilustrações são de Ramsingh
Urveti e o lindo projeto gráfico foi feito pelo designer brasileiro Jonathan Yamakami.


O livro, que faz parte da COLEÇÃO QUATRO CANTOS, embora seja classificado como
literatura infantojuvenil, encanta também o leitor adulto, desafiando-o a desvendar os
inúmeros sentidos  por trás dos versos, como num jogo de espelhos.


     

Nenhum comentário: